segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pedaço de Vida


É... bem que me lembro
Como se fosse ontem.
Bem que me lembro
Como se fosse hoje...

Bem que recordo:
Voltastes ao tempo;
Não levaste-me contigo.
Bem que me lembro; esqueceu-me.

Me esqueci das lembranças
Como tu me esquecestes outrora.
Entristeço-me ao saber qu'inda existem pessoas assim,
Que se esquecem de lembrar suas promessas.
...............................................................................

É... bem que me esqueço
Como se fosse hoje.
Bem que me esqueço
Como se fosse ontem...
...............................................................................

É tão ruim lembrar-se do que não existiu
E esquecer-se do que não houve.
É como colocar a mão no fogo por alguém
Sem haver fogueira alguma.

É o mesmo que beijar a mulher amada
Se ela não existe;
E se existir,
Não ter lábios.

É tão ruim quanto acordar, olhar para o espelho
E descobrir que está morto.
É ruim...
É intenso.

Dizem-me todos:
"Ama tua vida, rapaz.
Não sabes o que pensas...
Nem sequer sabes pensar."
...............................................................................

Respondem-me mal e atiram-me pedras:
"Ama o teu mundo, ó, rapaz.
Não sabes o que amas...
Nem sequer sabes amar."

Eu amo o mundo...
Repito, para que possa entender meu pensamento:
Eu amo o MUNDO.
A desgraçada raça humana, não!

O humano que mata,
Que destrói,
Que queima e inunda
E mata o mundo.

Meu pedaço de tempo,
Na pequena largura de minha vida,
Não é o suficiente
Para que eu encontre tamanho esplendor que encontram nos homens.

Não sei se sei viver...
Só sei que sei amar:
Amo o MUNDO.
Os homens, ainda não aprendi.
...............................................................................

— É tão ruim viver sem rumo ou direção...
"É ruim,
Mas é vida.
Valorize-a."

José Álvares — heterônimo de Simon-Poeta

Sua Opinião:

0 comentários:

Enviar um comentário